terça-feira, 23 de julho de 2013

Musicalizando - Lucas Souza Banda

Show da Lucas Souza Banda na Conferência Oxigênio/2012 (Foto: Flickr Ewerton Lima)


Ontem eu recebi uma notícia que fez parte do meu dia ficar triste: o fim de uma das melhores bandas brasileiras que já conheci, a Lucas Souza Banda. Me lembro até a primeira vez que a ouvi, achei tudo muito alternativo e estranhei um pouco o estilo. Mas, como não sou de desistir fácil - principalmente quando se trata de música nova -, preferi deixar os álbuns Caminho da Revolução, Doxologia e Cidade do Amor na minha playlist parar continuar ouvindo, e foi quando me deparei que o som dos caras era muito maneiro. No ano seguinte chegou o Todos Juntos Por Você, com algumas regravações e outras inéditas, um álbum que definitivamente contribuiu para minha caminhada cristã e meu ponto de vista sobre o que é fazer música para Deus. Melodias incríveis, letras que expressam intimidade, poesia reflexiva, músicas estritamente verticais.

Ouvindo Não é sem razão que Te Amamos complementei meu pensamento do que é o culto racional, de que o evangelho não deve ser seguido cegamente só por emoções, que a razão também é complemento da fé - é a razão de crer. Embora seja de Rodolfo Abrantes, foi na voz de Lucas Souza que conheci Isaías 9, música que fez reacender a saudade do céu e a cantar com a esperança da volta de Cristo. Uma das minhas preferidas, Reforma, me instigou a abrir os olhos para ver que a transformação do mundo começa através da ação de Deus em mim e que nada que vemos aqui vale alguma coisa. Antes nunca Te Vi, simples e intimista, traz a minha mente experiências com Deus - o amor chegou. Uma das músicas que mais tocou no meu player com certeza foi Estrela da Manhã e lua letra fantástica - "eu descobri que a cruz é o que faz tua chama brilhar. Lenho perene que aquece o fogo divino, sinaliza ao perdido o lugar onde te encontrar". Deixei Vou Ficar Aqui por último porque essa é especial demais. É com ela que me lembro de momentos particulares com Deus, pode parecer exagero, mas foi com ela que eu descobri um pouco do que é minha intimidade com Deus. Não estou falando de louvor em conjunto, em um show ou em uma congregação. Acredito que são poucas as músicas com as quais você pode se trancar no seu quarto, deixar tocar e experimentar Deus de uma forma tão maravilhosa e com certeza essa música é uma delas.

Depois desse álbum veio o DVD Revolução de Jesus, com ótimas regravações como Deixa o Reino vir, Glória, Te darei a Glória e a inédita Digno é o Senhor. É o fim de uma banda que tem mais de 10 anos de carreira, que foi referência para muita gente sobre como deve ser a música cristã, inclusive para mim. Ainda tenho meus palpites de que o Lucas Souza vai continuar fazendo suas músicas em algum projeto novo. Se assim for, que não se perca a essência, que a música continue sendo vertical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário