segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pequenos Poderosos

Qual a fórmula secreta para uma música ser impactante? Três versos e um refrão seriam o suficiente? Bem, eu prefiro não padronizar.
Todo mundo sabe que a música mexe com os sentimentos humanos. Um ritmo certo no momento certo acrescido de uma letra, ou não, podem fazer seu ânimo subir ou descer, ou até estagná-lo. No caso do cristão, em músicas pequenas e simples nós conseguimos sentir Deus de forma tão intensa e viva dentro de nós. É incrível como algumas pouquíssimas palavras conseguem nos elevar a um alto nível de intimidade e adoração ao Pai.
É claro que o impacto da música varia muito de pessoa para pessoa. Longe de mim querer limitar Deus e dizer que Ele fala mais por músicas tipo “x” ou “y”, mas o que eu quero tratar hoje são aquelas músicas que conseguem expressar grande adoração e devoção com apenas poucas palavras (em alguns casos até 4 palavras).
Quem nunca teve uma experiência com Deus e se sentiu pequeno diante da grandeza dEle enquanto cantava Agnus Dei?
"Aleluia ao Senhor, poderoso Deus
Santo é o Senhor Deus, poderoso.
Digno de louvor. Amém
"
Não sei qual foi a circunstância em que Michael W. Smith estava, mas Ele conseguiu transmitir tanto de Deus com tão poucas palavras. A gente vê a proteção de Deus, a nossa dependência dEle, a soberania dEle, o poder que Ele é, o Cristo ressurreto, dentre tantas outras coisas.
"Teu amor me desfaz
Teu amor me refaz
Quebra tudo e faz de novo e de novo
Teu amor me desfaz
"
Minha mais recente experiência com Deus em músicas pequenas foi com essa. Apenas 3 frases e a minha vontade foi cair no chão, chorar e me envergonhar dos meus erros e pecados, e dizer que eu sou nada sem Cristo, que é Ele quem governa minha vida e que eu preciso de um novo coração.
"Pai, meu Pai
Meu Papai, Abba Pai
"
A música pode ser até mais que isso, mas só essa parte de “Nos Braços do Pai”, do DT, é suficiente pra resumir todo o resto. Você consegue abraçar o Pai, sentir o carinho dEle, o Seu afago e proteção.
"Ao que está assentado no trono
E ao Cordeiro seja o louvor
Seja a honra, a glória, o domínio
Pelo séculos dos séculos
Poderoso, Deus, minh’alma anseia por Ti
"
Outra música bem poderosa e impactante. A dinâmica e a melodia dela ajudam muito para um momento de adoração profunda com poucas palavras. É colocar Deus no lugar que Ele tem que ter na nossa vida e O adorar.
Como eu disse, não há regras para adorar a Deus na música e em canto nenhum. Quis compartilhar com vocês algumas músicas que com tão pouco conseguem me ensinar tanta coisa sobre Deus, e a experimentá-lo de forma intensa. Se vocês também já tiveram alguma experiência com essas músicas ou qualquer outra pequena, por favor, compartilhe com a gente.
Deus abençoe a vida de vocês.
por Eric Leuthier

Nenhum comentário:

Postar um comentário